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Domingo, 15 de Julho de 2018 English
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  Gerente de Vendas América do Sul
Desenho do Cargo: gerenciar o negócio de especialidades químicas e minerais (vendas, assistência técnica, novos produtos e logística) focando nos mercados de tintas e vernizes, plástico, bebidas, oral care e personal care.

Segmento/Foco: Produtos Químicos de Aplicação Industrial



Cargo / Nível Gerencial
Formação Engenharia Química, Engenharia de Minas, (pós-graduação ou MBA em marketing com foco em novos negócios).
Idiomas Inglês fluente
Espanhol Intermediário
Experiência Usar informações para distribuir recursos e nortear a força de vendas.

Incentivar os gerentes de contas a tentar descobrir o máximo que puderem sobre como os clientes irão usar o produto para poderem ajudar os colegas da engenharia, do marketing do produto e da comunicação de marketing a aprimorar tanto o produto em si, como a estratégia e os programas de abordagem do mercado.

Facilidade de comunicação com várias áreas da organização, capacidade de tolerar a ambigüidade, profundo interesse por tecnologia do produto e talento para promover o contato de clientes com equipes funcionais dentro da empresa.

Criar um “mapa de oportunidades” de nichos, potencialmente rentáveis aplicando esta inteligência de mercado:
1) definir tamanho do micromercado, 2) determinar potencial de crescimento
3) Calcular sua fatia de mercado 4) determinar o porquê das diferenças na fatia
do mercado 5) priorizar bolsões de crescimento

A meta deverá ser definir o problema, os métodos para solucioná-lo e, o mais importante, como traduzir insights resultantes em ferramentas que a equipe de vendas possa usar. Coragem e imaginação do gerente de vendas para pôr em prática insights extraídos de análise.

O gerente de vendas América do Sul deverá recorrer a insights sobre oportunidades de crescimento e modelos de cobertura recomendados para cada tipo de mercado. Repensar radicalmente a distribuição dos gerentes de contas por segmento de mercado.

Implantar técnicas de “cultivo defensivo”, ou seja, menos vendedores, porém altamente capacitados na gestão de contas (conceito de mercado com crescimento menor e no qual a empresa detenha fatia expressiva de mercado)

O gerente de vendas América do Sul deverá fazer alterações em sua abordagem à força de venda: repensar a gestão de desempenho, abrir novas pontes entre vendas e marketing e investir no desenvolvimento de seus talentos. O critério de avaliação de seus vendedores deve ser medido não em termos da força de vendas como um todo, mas da oportunidade.

Estipular metas e planos de vendas mais embasados, para finalmente comparar laranjas com laranjas, confrontando o desempenho de vendedores que atendem o mesmo grupo de pares e avaliando-os não em função de cifras arbitrárias, mas de metas cuidadosamente pensadas para o grupo.
Personalidade Dinâmica e pró-ativa, com visão global do cliente, seja interno ou externo, e dos mercados por ele atendido. Liderança criativa. Criação de sinergia. Capacidade de organização e discernimento. Profissional que agregue no aspecto comportamental (postura, ética, relacionamento).
Reporte Reporta-se a Diretoria
Remuneração Está em aberto podendo sofrer variações de acordo com as competências do profissional que ocupará este cargo.
Subordinados Gerencimento de três gerentes de vendas (Brasil, Argentica e Chile) e agentes/distribuidores localizados em outros países da mérica do Sul.
Nosso Cliente Empresa européia de grande no segmento de especialidades químicas e minerais
Local de Trabalho São Paulo - SP.
Contato Javan Queiroz
Headhunter
www.javanpartners.com.br
Email: javan@javanpartners.com.br
tel. 55 11 5094-5575
Status da Vaga Em Aberto


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